15 abril 2014

O PROPÓSITO DESTE BLOG


                      Hoje à tarde um jovem interessado em ferrovias brasileiras me visitou na loja e conversamos brevemente sobre minhas publicações. Ele me deu um feed back diferente, inesperado.  Acostumado a elogios, fiquei surpreso quando o rapaz falou que gostaria que eu me aprofundasse mais nas postagens, que elas seriam "superficiais". Bem, expliquei a ele que não sou historiador e sim cronista do cotidiano, não sou teórico da história e sim garimpador de fontes primárias para a história. Meu trabalho é o resgate e a divulgação.   Nada contra o amigo que me visitou, adorei sua franqueza, abriu-me os olhos para algo e tentarei melhorar, tentarei enriquecer ainda mais minhas postagens.  Mas quero deixar claro que não desejo publicar nada maçante, cheio de citações e negritos, cheios de apuds...  Jamais transformarei este canto em um rol de teses de mestrado...  O que você, paciente leitor, lerá aqui sempre será algo mais aproximado da literatura, do livro de viagens, do diário, do livro de fotografias, da crônica, da poesia do que propriamente da história. Embora tudo o que for escrito aqui seja absolutamente verdadeiro e histórico,  o que permite em tese o seu uso como fonte primária da história, nosso escopo é que se seja  sempre leve, atraente, divertido, que aguce a curiosidade, principalmente nos mais jovens, que as pessoas tenham prazer em ler e e repassar com alegria a memória dos antigos aos parentes e amigos. Quem sabe os historiadores diplomados venham a citar este trabalho nos pés de páginas futuramente, mas o propósito não é este. Nosso desejo é mostrar fatos curiosos da vida das antigas gerações, trazendo à luz documentos e imagens que estavam escondidos em sótãos e baús, despertando a curiosidade, levando à descoberta de fatos interessantes do passado. Tentarei privilegiar as pessoas simples do povo e suas histórias desconhecidas, mas fatos novos e curiosos de figuras importantes da política e da cultura paranaense e catarinense poderão eventualmente ser contemplados.
                   Será uma viagem e tanto sem prazo de término. Espero que aproveitem esse trabalho de uma vida. Deixem suas mensagens e críticas construtivas, elas são importantes para mim, mesmo que desfavoráveis.  Se gostar, indique aos amigos, compartilhe nas redes sociais. Muito obrigado.
                 
Paulo José da Costa

COMO FALAR COMIGO

fone direto celular - 41 88050624
fone direto de minha loja 41 32247795 - 41 33221310
e-mail - paulocostamemoria@gmail.com e paulodafigaro@hotmail,com
facebook - Paulo José da Costa
outros blogs - amemoriadosesquecidos.blogspot.com.br
                     paulodafigaro.blogspot.com.br    

Nenhum comentário:

Postar um comentário