About Me

My photo

Paulo José da Costa é livreiro e ex-funcionário do Banco do Brasil.   Considera-se um garimpador da memória, procurando nos sótãos e porões as fotos antigas, postais, cartas, diários com que alimenta sua paixão que tem foco no cotidiano.  Pesquisador de história da música e do cinema, postando raridades no youtube.  Mantém enorme acervo de cds, dvds, fitas, vinil, discos de rádio, 16 polegadas, 10 polegadas, compactos e o escambau. Ex-libris, filmes antigos, gravuras, affiches, cartas, jornais antigos, albuns de família, postais, a lista é grande. Sempre procurando mais. Tem quatro blogs e desenvolve projeto de livro sobre o cotidiano paranaense através das fotos de família entre 1870/1960. Mantém arquivo de memória paranaense e catarinense.

27 July 2014

JOCY DE OLIVEIRA RETRATOS DE UMA ARTISTA QUANDO JOVEM

FOTOS ENCONTRADAS EM CURITIBA MOSTRAM A INFÂNCIA E A JUVENTUDE DA PIANISTA, COMPOSITORA E ESCRITORA JOCY DE OLIVEIRA.

             Há alguns anos adquiri para minha livraria a biblioteca da então recentemente falecida Sra. Maria de Lourdes Gomes, escritora, com uma história linda de vida e superação (que pretendo contar futuramente no meu outro blog memóriadosesquecidos.blogspot.com.br").  Como sempre procedo, inquiri  sobre escritos, fotografias, lembranças de família, pois infelizmente se assim não faço, muito material importante acaba se perdendo.  Ainda mais quando não há herdeiros diretos, como foi este caso.    Foi quando obtive essas fotos e as guardei com carinho, esperando uma oportunidade para divulgá-las.  A oportunidade agora surgiu, com a autorização da Sra. Jocy,  muito amável, quando aqui esteve no ano passado para a apresentação de uma ópera de sua autoria, e que há poucos meses lançou um livro que está causando frisson nos meios musicais, com sua correspondência trocada com alguns dos compositores e maestros mais importantes dó século XX, como Stravinsky, Messiaen, Villa Lobos, John  Cage, Claudio Santoro e muitos outros, que privaram de sua amizade e com quem trabalhou.  Sobre Jocy é ocioso falar neste espaço, pois notas sobre sua biografia abundam em sites especializados. A mim cabe mesmo divulgar essas fotos originais e inéditas de uma curitibana que logo muito jovem se mudou para São Paulo mas manteve ligações familiares com a capital paranaense, enviando fotos pelo correio, com dedicatórias delicadas e formando, sem querer, belo acervo de uma época em que começava na arte musical como pianista e compositora precoce. Vamos às imagens, que elas dizem mais que todas as palavras.  E muito obrigado à Jocy pela gentileza de permitir a publicação das fotografias. 
Paulo  









EM 7.7.1935 JOCY COM 3 MESES








 11/4/40

já morando em São Paulo, foto de 18/8/1941

foto da primeira comunhão, 01/09;1942

concerto em 05.03.1942, com 7 anos









outubro de 1942, São Paulo

 18.3.1944





São Paulo, 21.9.1944


carnaval de 1945














foto artística do Atelier Dager, Rua Augusta 2085, São Paulo










ARTIGO NO "O GLOBO" SOBRE O MAIS RECENTE LIVRO DE JOCY, NO QUAL TRANSCREVE SUA CORRESPONDÊNCIA COM STRAVINSKY, JOHN  CAGE, MESSIAEN, CLAUDIO SANTORO, ELEAZAR DE CARVALHO E MUITOS OUTROS.  O ARTIGO É RICO EM INFORMAÇÕES SOBRE JOCY

http://oglobo.globo.com/cultura/livros/as-cartas-de-jocy-de-oliveira-12872212


O ARTIGO DA GAZETA DO POVO SOBRE O MESMO LIVRO

http://www.gazetadopovo.com.br/cadernog/conteudo.phtml?tl=1&id=1486642&tit=Musa-de-obras-e-cartas
  

Paulo José da Costa
compra e recebe doações de acervos de postais e fotos antigas, inclusive álbuns de família
para arquivo particular
Proteja a memória, ensine as crianças a amar as fotografias. 
41 88050624
paulodafigaro@hotmail.com
https://www.facebook.com/paulojose.dacosta

No comments:

Post a Comment

seu comentário está em análise. Em breve será postado.