About Me

My photo

Paulo José da Costa é livreiro e ex-funcionário do Banco do Brasil.   Considera-se um garimpador da memória, procurando nos sótãos e porões as fotos antigas, postais, cartas, diários com que alimenta sua paixão que tem foco no cotidiano.  Pesquisador de história da música e do cinema, postando raridades no youtube.  Mantém enorme acervo de cds, dvds, fitas, vinil, discos de rádio, 16 polegadas, 10 polegadas, compactos e o escambau. Ex-libris, filmes antigos, gravuras, affiches, cartas, jornais antigos, albuns de família, postais, a lista é grande. Sempre procurando mais. Tem quatro blogs e desenvolve projeto de livro sobre o cotidiano paranaense através das fotos de família entre 1870/1960. Mantém arquivo de memória paranaense e catarinense.

17 September 2014

FOTOGRAFIA MOSTRA O PRIMEIRO PRÉDIO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ

         

                                                 Fundada em 19.12.1912, a Universidade do Paraná, como foi chamada inicialmente,  teve como sede o prédio número 42 da rua Comendador Araújo, próximo ao bairro do Batel.  Essa casa pertencia ao ervateiro Manuel Miró e foi alugada para a Universidade nesses anos primeiros.
                                                 Os primeiros cursos oferecidos pela Universidade foram os de Engenharia, Odontologia, Farmácia, Bioquímica, Comércio, Medicina e Cirurgia e Ciências Jurídicas e Sociais.  
                                                Tendo encontrado esta foto hoje pela manhã em um arquivo particular, e não a tendo localizado em livros ou blogs da internet. apresso-me em dar publicidade à mesma, porque formidável sob o ponto de vista documental e histórico.
                                                Há um grupo de possíveis acadêmicos em frente ao prédio, além de um veículo puxado por cavalo . As armas da Universidade, com os dizeres "Scientia et Labor" estão presentes na placa junto ao mastro da bandeira e foi a chave para eu matar a charada, já que nada mais se indicava sobre a localização do prédio.
                                                 Hoje esse prédio é ocupado pelo Shopping Omar, tendo sido alterada ligeiramente a sua fachada com a abertura de uma porta grande no lugar da antiga e das duas janelas laterais.



AS PUBLICAÇÕES DESTE BLOG TÊM DIREITOS AUTORAIS. autorizo o uso mediante citação expressa do link respectivo.



A FOTO INTEIRA MOSTRA O PRÉDIO E UM GRUPO DE ACADÊMICOS, ALÉM DE UM VEÍCULO. 







A FOTO EM DETALHES































Paulo José da Costa
compra e recebe doações de acervos de postais e fotos antigas, inclusive álbuns de família
para arquivo particular
Proteja a memória, ensine as crianças a amar as fotografias. 
41 88050624
paulodafigaro@hotmail.com
https://www.facebook.com/paulojose.dacosta


No comments:

Post a Comment

seu comentário está em análise. Em breve será postado.