28 outubro 2014

A REVISTA "O RUBRO-NEGRO", DO ATLÉTICO PARANAENSE (1939-1940)


UM VERDADEIRO "ACHADO" 

        
                         Ontem à tarde me apareceu aqui na loja um senhor bonachão, simpaticíssimo contador de causos, alma generosa e franca.   Veio com um pacotão de fotos e revistas e foi desfilando um mar de lembranças, cada papel uma história, cada foto um relance de uma vida que sai do esquecimento dos álbuns... E de repente surgiram essas revistas. Fiquei de olho grande e feliz já imaginando reparti-las aqui neste espaço. Nada mais justo para quem recebe tão gentil e importante doação.  Ao Paulo Osni Wendt, uma das pessoas mais simpáticas que já conheci, o meu muito obrigado e o de todos os que irão aproveitar desta leitura.
             Essas revistas de 1939 e 1940, mostram um época diferente não só nos termos futebolísticos como "scratch" ou goal-keaper" ... Mostram uma épca radicalmente oposta nos costumes, na civilidade, no respeito, na camaradagem, na esportividade... Deixo para vocês aquilatarem a importância desses documentos.

somente permitida a reprodução mediante citação da fonte
copyright Paulo José da Costa
2014      


                              O PRIMEIRO NÚMERO - MAIO DE 1939 





























                                     O NÚMERO DOIS - JUNHO DE 1939




































                                      O NÚMERO TRÊS - JULHO DE 1939























                       

                              O NÚMERO QUATRO - AGOSTO DE 1939






















                                O NÚMERO CINCO - SETEMBRO DE 1939

                                           na Europa iniciava-se a Segunda Guerra Mundial...




















                                           

Agradecemos antecipadamente a quem fornecer informações adicionais que possam enriquecer esta postagem. Qualquer colaboração será bem vinda e colocaremos os devidos créditos.
Paulo José da Costa

Paulo José da Costa
compra e recebe doações de acervos de postais e fotos antigas, inclusive álbuns de família
para arquivo particular
Proteja a memória, ensine as crianças a amar as fotografias. 
41 88050624
paulodafigaro@hotmail.com
https://www.facebook.com/paulojose.dacosta

3 comentários:

  1. Olá Paulo, meu marido estava vendo seu blog, precisamente as fotos da Serra do Mar e achou esta revista do Atlético. Sabendo que meu avô foi atleta do clube, ele resolveu dar uma olhada e certamente encontrou uma foto dele, o Lucius Smythe que foi tenista e jogador de futebol.
    Muito bacana este seu arquivo digitalizado.
    Eu tenho uma revista do Clube Curitibano de 1952, que meu avô também aparece. Acho que você irá gostar. Posso escanear as imagens.

    ResponderExcluir
  2. Sensacional! Parabéns pela aquisição. Guarde-a com cuidado.

    ResponderExcluir