04 dezembro 2015

VISTAS INÉDITAS DE CURITYBA (1910-1916)


                                                    


                                           Com alegria posto no blog estas fotografias inéditas de Curitiba antiga e São Paulo.  Elas estavam na forma de negativos de vidro em Siqueira Campos (PR), nas mãos do sr; Ulisses Barbosa Lemes, e foram-me trazidas pela gentil sra Fernanda Mendes para passagem para cópias em papel.  Tive a ajuda inestimável do fotógrafo Orlando Azevedo e sua equipe, que desenvolveram método próprio de digitalização dos negativos de vidro sem a necessidade de laboratório fotográfico. O que estiver em preto e branco é o material bruto digitalizado pelo Orlando Azevedo, a quem muito agradecemos. E o material em sépia e variações, as ampliações, são "brincadeiras" que desenvolvi em programas apropriados no computador. O resultado aí está.   E o Sr. Ulisses, um verdadeiro gentleman, me presenteou com o material, de sorte que foi acrescentado ao nosso arquivo histórico de memória.   Nos próximos dias ele deverá receber as cópias em papel dos tesouros fotográficos que tinha na gaveta e que cedeu gentilmente para que todos possam aproveitar.  
                                           O ano provável das imagens deve estar entre 1910 e 1916.
                                           Já que o sr. Ulisses não tem informações anteriores sobre os negativos, o fotógrafo deverá ser identificado assim que conseguirmos localizar imagens que tenham a mesma letra das escritas nesses negativos ora encontrados.É uma das duas pistas que temos. A outra será tentar identificar os dois jovens modelos, acreditando na hipótese de que sejam familiares do artista. 
                                           Sem mais palavras,  ficam as imagens para deleite de todos e os nossos agradecimentos aos que me trouxeram esse tesouro para repartir.
      

copyright Paulo José da Costa 2015
permitido o uso mediante a citação expressa da fonte.

























   ESTA É UMA FOTO DE SÃO PAULO

   Esta farmácia ficava na rua da Consolação, número 103. 


























    VOLTAMOS A CURITYBA








































































































Um comentário:

  1. Obrigado por compartilhar mais esse excelente achado Paulo!!

    ResponderExcluir