About Me

My photo

Paulo José da Costa é livreiro e ex-funcionário do Banco do Brasil.   Considera-se um garimpador da memória, procurando nos sótãos e porões as fotos antigas, postais, cartas, diários com que alimenta sua paixão que tem foco no cotidiano.  Pesquisador de história da música e do cinema, postando raridades no youtube.  Mantém enorme acervo de cds, dvds, fitas, vinil, discos de rádio, 16 polegadas, 10 polegadas, compactos e o escambau. Ex-libris, filmes antigos, gravuras, affiches, cartas, jornais antigos, albuns de família, postais, a lista é grande. Sempre procurando mais. Tem quatro blogs e desenvolve projeto de livro sobre o cotidiano paranaense através das fotos de família entre 1870/1960. Mantém arquivo de memória paranaense e catarinense.

07 February 2016

OS JORNAIZINHOS DO CARNAVAL DE ANTIGAMENTE





                     Nos bons tempos em que a gente se divertia nos blocos de rua e nos cordões nos clubes recreativos, era comum a circulação de jornais carnavalescos. Em Curitiba os tivemos até em língua alemã e polonesa.  Irei postando aos poucos os exemplares que possuo e aqueles que for conseguindo, de sorte que esta publicação será sempre acrescida de alguma novidade.  O intuito não é formular teses históricas, deixo isto para os mestrandos e doutorandos em história. aqui só queremos trazer à luz as imagens, manter viva a memória. E divertir, ora, principalmente divertir !





                                                  MI-CARÊME




                                     Esse primeiro jornal é curioso porque não é do carnaval e sim do segundo carnaval, haha, quem diria, isso aconteceu em Curitiba em 31 de março de 1934.  A Mi-carême é uma festa de origem francesa, pós-carnavalesca, que se festeja nas Antilhas, em muitas cidades da França, no Canadá e... em 1934, pelo menos, se festejou em Curitiba.  








































































No comments:

Post a Comment

seu comentário está em análise. Em breve será postado.