About Me

My photo

Paulo José da Costa é livreiro e ex-funcionário do Banco do Brasil.   Considera-se um garimpador da memória, procurando nos sótãos e porões as fotos antigas, postais, cartas, diários com que alimenta sua paixão que tem foco no cotidiano.  Pesquisador de história da música e do cinema, postando raridades no youtube.  Mantém enorme acervo de cds, dvds, fitas, vinil, discos de rádio, 16 polegadas, 10 polegadas, compactos e o escambau. Ex-libris, filmes antigos, gravuras, affiches, cartas, jornais antigos, albuns de família, postais, a lista é grande. Sempre procurando mais. Tem quatro blogs e desenvolve projeto de livro sobre o cotidiano paranaense através das fotos de família entre 1870/1960. Mantém arquivo de memória paranaense e catarinense.

19 April 2016

O AMBULATÓRIO DO IAPC DE CURITIBA, 1949


OU, COMO A SAÚDE FUNCIONAVA NAQUELE TEMPO... 




                    Recebi esse álbum precioso em doação hoje e não perdi um minuto sequer para postá-lo de imediato aqui nesta página. Eu fiquei por um lado espantado e por outro triste. Espantado por ver a qualidade do que se oferecia aos pacientes beneficiados pelo antigo Instituto de Aposentadoria e Pensões dos Comerciários no ano de 1949.  E triste, muito triste,  por poder aquilatar numa comparação chocante em que se transformou o nosso SUS... As classes trabalhadoras de diversas categorias possuíam os seus institutos de previdência, aposentadoria e saúde, dentre elas lembro a dos bancários, o IAPB. Depois elas foram sendo unificadas, absorvidas e deu no que deu, está aí o nosso Sistema Único de Saúde... Essas fotos revelam uma realidade que simplesmente sumiu nas areias do tempo. Não preciso ficar dizendo mais nada, pois todos conhecem as imagens do nosso sistema de saúde no ano de 2016 ou quando precisa dele ou pelas imagens terríveis da televisão... Agora, respire fundo e veja as imagens a seguir.  Era 1949. Podemos imaginar que a medicina era já bem evoluída, mas vejam os aparelhos que nossos pacientes tinham à disposição nesse "ambulatório".   Poucos hospitais do Brasil tem essas condições de atendimento hoje em dia no país. Mas vou poupá-los de mais comentários.  As imagens dizem tudo.   


observações
as fotos não são assinadas mas têm o estilo de Arthur Wischral.
se alguém precisar de alguma imagem com melhor qualidade para a imprensa ou
um trabalho acadêmico, por favor basta solicitar que eu envio com prazer.
Podem usar à vontade, bastando citar a fonte
Copyright 2016 Paulo José da Costa   
                    

  









































































]







































































1 comment:

  1. IAPC- Localizado à Rua Cândido Lopes, Curitiba - PR
    Boreal de Oliveira Bartolomei, minha tia, por afinidade, casada com meu tio David Bartolomei Junior!
    Trabalhou durante 30 anos, como enfermeira nesse instituto! Sendo que nesse mesmo prédio funcionava a Agencia de Arrecadação e Fiscalização do IAPTC, onde meu tio David Bartolomei Junior, também trabalhou por 35 anos, galgou todos os postos por onde trabalhou, culminando com a função de Agente Fiscal!Homem justo, honesto e cumpridor de seus deveres!

    ReplyDelete

seu comentário está em análise. Em breve será postado.