About Me

My photo

Paulo José da Costa é livreiro e ex-funcionário do Banco do Brasil.   Considera-se um garimpador da memória, procurando nos sótãos e porões as fotos antigas, postais, cartas, diários com que alimenta sua paixão que tem foco no cotidiano.  Pesquisador de história da música e do cinema, postando raridades no youtube.  Mantém enorme acervo de cds, dvds, fitas, vinil, discos de rádio, 16 polegadas, 10 polegadas, compactos e o escambau. Ex-libris, filmes antigos, gravuras, affiches, cartas, jornais antigos, albuns de família, postais, a lista é grande. Sempre procurando mais. Tem quatro blogs e desenvolve projeto de livro sobre o cotidiano paranaense através das fotos de família entre 1870/1960. Mantém arquivo de memória paranaense e catarinense.

10 December 2016

O LARGO DO ROSÁRIO EM CURITIBA EM DIA DE FESTA, EM 1904



                            A Igreja do Rosário, a Igreja dos Pretos de São Benedito , em dia festivo no início do século XX. A data ainda precisa ser apurada com exatidão, mas calculo 1905, 1906.  O detalhe importante nesse registro é que o fotógrafo usou a técnica da pintura no negativo para dar cores à cena.    
                             Essa imagem é preciosa porque além de mostrar a cena urbana, mostra um dia do cotidiano daquela gente que se perdeu na poeira do tempo. É uma janela única para podermos entrar na vida de nossos antepassados. Todos já se foram e essa cena mágica nos traz de volta um centésimo de segundo de sua vida naquele dia de festa.  Podemos imaginar, até mesmo ouvir o bulício do povo que vai atrás dos sacerdotes para descer a rua em direção talvez da catedral.  E que dizer das pessoas que estão apreciando o movimento do alto das sacadas ? E a menina que, única, descobriu o fotógrafo e esqueceu a procissão...



copyright C Paulo José da Costa 2016
permite-se o uso das imagens mediante citação expressa da fonte
caso precise de uma foto sem o selo de marca, para um livro,
escreva para paulodafigaro@hotmail.com que lhe envio uma graciosamente. 
COMPRO E RECEBO EM DOAÇÃO PARA ACERVO FOTOS ANTIGAS,POSTAIS,DOCUMENTOS






                              O menino carregando o cesto...









             




















    a menina foi a única a notar a presença do fotógrafo... a única a não olhar a procissão...







              O CARTÃO POSTAL EM TODA A SUA MAGNITUDE.





                               JUNTANDO COM ESTE POSTAL, TEREMOS UMA PANORÂMICA DO                                                          LARGO DO ROSÁRIO NO ANO DE 1904.




            Como coroação desta postagem, vai a junção das duas imagens do largo do Rosário, feita pelo nobre amigo Marcos Nogueira, que gentilmente me repassou. Aproveitem:




copyright C Paulo José da Costa 2016
permite-se o uso das imagens mediante citação expressa da fonte
caso precise de uma foto sem o selo de marca, para um livro,
escreva para paulodafigaro@hotmail.com que lhe envio uma graciosamente. 

No comments:

Post a Comment

seu comentário está em análise. Em breve será postado.