About Me

My photo

Paulo José da Costa é livreiro e ex-funcionário do Banco do Brasil.   Considera-se um garimpador da memória, procurando nos sótãos e porões as fotos antigas, postais, cartas, diários com que alimenta sua paixão que tem foco no cotidiano.  Pesquisador de história da música e do cinema, postando raridades no youtube.  Mantém enorme acervo de cds, dvds, fitas, vinil, discos de rádio, 16 polegadas, 10 polegadas, compactos e o escambau. Ex-libris, filmes antigos, gravuras, affiches, cartas, jornais antigos, albuns de família, postais, a lista é grande. Sempre procurando mais. Tem quatro blogs e desenvolve projeto de livro sobre o cotidiano paranaense através das fotos de família entre 1870/1960. Mantém arquivo de memória paranaense e catarinense.

12 May 2017

UMA VIAGEM DE JOINVILLE A CURITYBA EM 1938


                     Álbuns de família, como sempre revelando preciosidades. Estas imagens, por exemplo, estavam nos guardados de Ludwig Seyer, o filho, músico longevo que viveu em Joinville nos anos 30 e depois radicou-se em Curitiba.  Seu pai, seu homônimo, era maestro e um dos líderes da comunidade musical curitibana. O filho, multi-instrumentista, violoncelista, pianista, violista, arranjador, compositor, gostava de fotografar e deixou mais de 50 cadernos de diários manuscritos - em alemão gótico, naturalmente (estou disponibilizando esse material aos poucos no blog "http://osdiariosdeludwigseyer.blogspot.com.br/" ). Ludwig , o filho, que faleceu em 2009 quase centenário, era vegetariano e nos seus diários lemos muito sobre seus hábitos alimentares e suas caminhadas e passeios de bicicleta pelos arredores de Joinville, pelas praias lindas daquela época.
                      Nestas fotos vemos cenas de uma viagem de Joinville a Curitiba no dia 12.12.1938, em ônibus da companhia Auto-Viação Cometa, de Blumenau.  Resolvi postar aqui no blog porque o amigo Wilson R.Degressi Miccoli me asseverou que são as únicas fotografias conhecidas de um veículo da citada companhia, que desapareceu em meados dos anos 1960.

                       Seguem então as imagens que espero sejam de proveito geral.

CLIQUE NA IMAGEM DUAS VEZES E VEJA EM TAMANHO GRANDE


copyright Paulo José da Costa, 2017
autorizo o uso mediante expressa citação do blog.

























No comments:

Post a Comment

seu comentário está em análise. Em breve será postado.