About Me

My photo

Paulo José da Costa é livreiro e ex-funcionário do Banco do Brasil.   Considera-se um garimpador da memória, procurando nos sótãos e porões as fotos antigas, postais, cartas, diários com que alimenta sua paixão que tem foco no cotidiano.  Pesquisador de história da música e do cinema, postando raridades no youtube.  Mantém enorme acervo de cds, dvds, fitas, vinil, discos de rádio, 16 polegadas, 10 polegadas, compactos e o escambau. Ex-libris, filmes antigos, gravuras, affiches, cartas, jornais antigos, albuns de família, postais, a lista é grande. Sempre procurando mais. Tem quatro blogs e desenvolve projeto de livro sobre o cotidiano paranaense através das fotos de família entre 1870/1960. Mantém arquivo de memória paranaense e catarinense.

23 September 2014

LINDA FOTO MOSTRA IRATY LÁ POR 1920

     



                               A data provável deste registro é na década de 1920 ou até um pouquinho antes.  Apesar da mensagem no verso, dirigida a um parente do remetente em Curitiba, ser de 1936, é provável que a foto seja pelo menos dez ou quinze anos mais antiga. Porque Irati em 1936, ao que me consta, já tinha uma bela avenida central, se bem que ainda sem calçamento.  Mas nesta foto abaixo o que se vê são verdadeiros caminhos de carroças e caminhantes. Mas os conhecedores da memória iratiense saberão a data exata e com certeza poderei colocar por aqui.  O que vale mesmo é o registro fotográfico belíssimo e de certa forma repleto de poesia e nostalgia daquele tempo. Como gosto de fazer, amplio e coloco detalhes para que vocês possam mergulhar literalmente na foto.   Bom proveito !  Agradeço sinceramente por informações e mesmo depoimentos sobre esse registro.





aqui o cartão postal em sua inteireza




uma aproximação e começamos a perceber detalhes curiosos 





os iratienses saberão dizer os edifícios que ainda existem dessa época, se é que... 




uma carroça segue rangendo lá no alto da rua, enquanto dois transeuntes descem a ladeira... de que assuntos tratariam ?... 








essas casas foram todas construídas com os pinheiros em volta. tudo girava em torno da madeira...





detalhe da foto à partir da direita. Que seria aquele galpão estilo alemão, uma igreja ?  






segundo detalhe da foto à partir da direita 






novamente o centro da foto. Sem esgoto, sem água, tudo girava na base do poço  e da latrina no fundo do quintal.






quarta ampliação, já chegando ao limite esquerdo da foto. Obervem os 4 fordecos estacionados no quinta bem à direita, em baixo. Isso nos dá uma idéia do ano aproximado da foto,  






ultima amplicação, o canto esquerdo. 






o panorama da urbe






o panorama em tamanho grande
    Paulo José da Costa
compra e recebe doações de acervos de postais e fotos antigas, inclusive álbuns de família
para arquivo particular
Proteja a memória, ensine as crianças a amar as fotografias. 
41 88050624
paulodafigaro@hotmail.com
https://www.facebook.com/paulojose.dacosta            

2 comments:

  1. É MUITO BOM VER O RESGATE DE NOSSO PASSADO,IMERGIMOS NA IMAGEM,COMO SE ESTIVESSEMOS LA,PARABÉNS.

    ReplyDelete
  2. A data que consta na foto de 1936, está correta, pois eu morei na primeira casa com sótão que aparece nesta foto. Era propriedade dos meus avós. Há alguns anos atrás, conversei com um dos carpinteiros que ajudou a construir e ele me disse que foi em 1929. Então se a casa já estava aí esta foto é mesmo dos anos 30.

    ReplyDelete

seu comentário está em análise. Em breve será postado.