27 fevereiro 2016

A VILA ODETE, O ESPLENDOR DO CICLO ERVATEIRO EM CURITIBA




                         A Vila Odete começou a ser construída em 1923 para abrigar Agostinho Ermelino de Leão e sua esposa, recém casados. Com mais de 800 m2,  tinha muitas salas, cada uma decorada em estilo diferente,com as mais finas madeiras, panos, vitrais, mármores, entalhes, marchetaria...   A beleza dos jardins é impressionante.   É a síntese perfeita do que a riqueza da erva-mate proporcionou a algumas famílias curitibanas, o retrato perfeito de uma época, de um ciclo.    
                         O autor do projeto é Eduardo Fernando Chaves (1892-1944).                        
                         Esse álbum eu encontrei nas mãos de um colecionador de São Paulo, que me cedeu gentilmente para publicação.

se usar as imagens, por favor cite a fonte. 












































Paulo José da Costa
agradeço por informações que completem a postagem
compro material fotográfico e documental para compor meu acervo.
paulodafigaro@hotmail.com



16 comentários:

  1. Felizmente não levou fim nenhum, ainda está no mesmo lugar ao lado do Palacete Leão. e muito linda ainda....

    ResponderExcluir
  2. Excepcional!!! Uma verdadeira maravilha!!!

    ResponderExcluir
  3. Anônimo10:10 AM

    Olá, Paulo! Sou vizinho da mansão. Ela ainda pertence à família Leão?
    Felipe

    ResponderExcluir
  4. Que suntuosidade! Desde aquela época, o agronegócio garante a sobrevivência do Brasil, como hoje é o setor econômico que mantém este País. Naquela época, a erva mate, hoje, os grãos e a produção animal! Parabéns pelas belas fotos. Vida de magnatas do chimarrão!

    ResponderExcluir
  5. Cassiana lacerda6:56 PM

    Odete Leão, que mora na casa tem este album. Ela cedeu, a meu pedido, para a Casa da Memória para ser fotografado.

    ResponderExcluir
  6. Riva Helena Rifan9:07 PM

    Fiquei encantada !!! É maravilhosa !!! Não conhecia, obrigada por postar e contar sobre ela.

    ResponderExcluir
  7. Graças a tudo isso minha família emigrou da Ilha da Mafeira direto para trabalhar na produção do chá. Meu pai,tios e primos foram operários na fábrica e meu avo guardião na mansão de Ivo Leão e dona Lolita.

    ResponderExcluir
  8. Aqueles campos que aparece ao alto lado direitodeve ser Agua Verde !?!?!

    ResponderExcluir
  9. os morros devem ser onde hoje é o Jd. Botânico, a direita e o cristo Rei e Alto da XV a esquerda......

    ResponderExcluir
  10. Que lugar bonito!! Já imagino como seria bonito num dia bem ensolarado e azul, fazer umas fotos pela propriedade e no interior da casa... seria possível??

    ResponderExcluir
  11. Anônimo5:32 AM

    brinquei mto nessa casa, era da minha melhor amiga ♥️

    ResponderExcluir
  12. A vila Odete é tombada?

    ResponderExcluir
  13. Anônimo10:00 AM

    Nos anos 70 meu pai, conta que trabalhou como zelador e jardineiro na casa da dona Odete tem fotos na pscina da casa, a filha mais nova da dona Odete chamava meu pai de caco pois era criança ainda, ele conta que teve vezes que todos empregados sairam e ficou so ele cuidando da casa.

    ResponderExcluir
  14. Anônimo2:16 AM

    Nasci nesta casa, minha mãe Odette ainda mora lá. Meus avós casaram-se em 1920 e a casa foi inaugurada em 1928. Minha avó desenhou os vitrais. Nossa família mora nesta casa há quase um século. A casa ainda está perfeita e solida e é um retrato de uma época de ouro do mate.

    ResponderExcluir