About Me

My photo

Paulo José da Costa é livreiro e ex-funcionário do Banco do Brasil.   Considera-se um garimpador da memória, procurando nos sótãos e porões as fotos antigas, postais, cartas, diários com que alimenta sua paixão que tem foco no cotidiano.  Pesquisador de história da música e do cinema, postando raridades no youtube.  Mantém enorme acervo de cds, dvds, fitas, vinil, discos de rádio, 16 polegadas, 10 polegadas, compactos e o escambau. Ex-libris, filmes antigos, gravuras, affiches, cartas, jornais antigos, albuns de família, postais, a lista é grande. Sempre procurando mais. Tem quatro blogs e desenvolve projeto de livro sobre o cotidiano paranaense através das fotos de família entre 1870/1960. Mantém arquivo de memória paranaense e catarinense.

28 April 2016

SETE FOTOGRAFIAS ANTIGAS DE JOINVILLE




          /                  

                               Este material encontrei em São Paulo, na casa de um grande amigo e amante das imagens de antanho.   Na origem são negativos de vidro, processados digitalmente para ganharem vida e perenidade aqui na internet.
                               Autor das imagens ? Não sei. Datas ? Provavelmente do início do século XX.  Local: a linda Joinville, no litoral catarinense.  Algumas delas já parecem terem sido usadas em postais. A confirmar.
                               Vão aí as imagens, aguardando quem sabe algumas pistas sobre o fotógrafo e outros detalhes mais para enriquecer a postagem com informações.


copyright 2016
autorizado o uso mediante expressa citação do blog
Paulo José da Costa


DICA: CLIQUE NA IMAGEM PARA VÊ-LA MAIOR
CLIQUE DE NOVO PARA AUMENTAR MAIS AINDA


































PROVAVELMENTE IMAGEM USADA EM POSTAL. A LETRA PODE SER UMA PISTA INTERESSANTE PARA O FOTÓGRAFO.

















                                      AS MESMAS IMAGENS EM TAMANHO GRANDE


Esta imagem é linda, pela sua pureza. Dificilmente fotógrafos conseguem captar tão naturalmente uma cena bucólica do cotidiano. 






































5 comments:

  1. O serviço de bondes funcionou de 1911 a 1917.

    ReplyDelete
  2. Não sabia que em Joinville teve bondes, infelizmente por pouco tempo, só 6 anos! E bondes elétricos teve? Fica a pergunta!

    ReplyDelete

seu comentário está em análise. Em breve será postado.