O dirigível "Hindenburg" normalmente fazia o trajeto Alemanha-Rio de Janeiro, com escalas em Recife. Mas em dezembro de 1936, seguindo a política do Reich de estreitamen to de ligações com as diversas comunidades alemãs pelo globo, a grande nave, símbolo do poder nazista, fez uma "esticada" na sua viagem e veio até o sul. Primeiramente sobrevoou Joinville em 01.12.1936 e em seguida dirigiu-se para Curitiba, onde causou um frenesi ao sobrevoar a cidade . Em seguida foi para o litoral do Paraná e sobrevoou Antonina e Paranaguá.
Existem algumas fotografias e postais dessa passagem, inclusive muitas montagens que eram oferecidas nos ateliês de fotografias, livrarias, quiosques e bancas de revistas. Normalmente se distinguem as "falsas" montagens observando-se as pessoas, os transeuntes. Quando olham para o alto em direção ao "charuto" tem-se a certeza de que foi tirada no momento da sua passagem.
Os álbuns de família antigos são pródigos em mostrar fotos - algumas delas muito boas - da passagem do dirigível por Curitiba. Volta e meia, em minhas garimpagens, me deparo com alguma "inédita" deliciosa a mostrar o monstro alado sob outro ângulo.
copyright imagens
do acervo de Paulo José da Costa
PRIMEIRO ÁLBUM
As imagens desses três postais que localizei em álbum de família eu não encontrei em nenhum outro lugar e mostram o Hindenburg fazendo o trajeto Praça Santos Andrade - Tiradentes - Rua XV de Novembro, numa sequência de imagens. Imagino que nosso fotógrafo saiu correndo atrás do enorme charuto, que devia estar em baixíssima velocidade, e o foi fotografando pelo caminho...Os detalhes são saborosos, e deixo para os leitores...
a praça Santos Andrade |
SEGUNDO ÁLBUM
Esse álbum precioso, com fotos de família de Horst Stolz, que adquiri de uma senhora há muitos anos no balcão de minha loja, tem mais de uma centena de imagens de Ponta Grossa e Curitiba, mostrando muitos acontecimentos, dentre eles a passagem do Hindenburg pela capital paranaense. Uma das montagens falsas mais reproduzidas por aí em postais mostra o dirigível sobre a Catedral de Curitiba. Pois aqui temos, ao final da série, uma autêntica fotografia da passagem do Hindenburg sobre a nossa principal igreja, o povo de boca aberta e o dirigível lá ao fundo, na altura da rua Riachuelo.
TERCEIRO ÁLBUM
fotos batidas pelo amador WILHELM RICHTER.
copyright Paulo José da Costa
Paulo José da Costa
compra e recebe doações de acervos de postais e fotos antigas, inclusive álbuns de família
para arquivo particular
Proteja a memória, ensine as crianças a amar as fotografias.
41 88050624
paulodafigaro@hotmail.com
https://www.facebook.com/paulojose.dacosta
Fotos maravilhosas matei muitas saudades .
ResponderExcluirLindas e preciosíssimas fotos.
ResponderExcluirGenial, obrigado por nos mostrar fotos tão inéditas. Abç.Paulo
ResponderExcluirLindas fotos!
ResponderExcluirFantástico registro, e que também a arquitetura linda da velha Curitiba.
ResponderExcluirMaravilhosas as imagens sr Paulo. Parabéns pelo acervo.
ResponderExcluir