13 dezembro 2014

O ALMANAQUE LAEMMERT E AS EMPRESAS PARANAENSES




              O Almanaque Laemmert, ou "Almanak", como se escrevia antigamente, foi criado por dois irmãos alemães,Eduard e Heinrich, em 1833, no Rio de Janeiro.   Existiu em sua primeira fase de 1833 até 1909.   Depois de um incêndio em suas instalações ressurgiu com novos proprietários até 1942, quando acabou de vez com novo fogo.   Os almanaques traziam informações de uso geral da comunidade, de cunho curioso, comercial, financeiro, informativo, utilitário. Aqui no Paraná o primeiro almanaque apareceu em 1877 e temos um exemplar, talvez único existente, que adquirimos há muitos anos de Osvaldo Pilotto, o qual pretendemos colocar aqui no blog para que ganhe divulgação.  
               Hoje, colocamos o capítulo publicitário paranaense do Almanak Laemmert de 1913, muito belo e colorido, refletindo os ares da Belle Époque.  É uma viagem no tempo e temos certeza de que nossos leitores apreciarão. As imagens podem ser copiadas e apenas pedimos a citação do nosso blog se as usarem. 

  
    
































































Paulo José da Costa
compra e recebe doações de acervos de postais e fotos antigas, inclusive álbuns de família
para arquivo particular
Proteja a memória, ensine as crianças a amar as fotografias. 
41 88050624
paulodafigaro@hotmail.com
https://www.facebook.com/paulojose.dacosta

2 comentários:

  1. Anônimo9:13 PM

    Olhar, observar e absorver o conteúdo destas imagens é de um prazer cinestésico e sensorial único, parabéns pelo trabalo.

    ResponderExcluir
  2. Amélia Siegel Corrêa12:34 PM

    Senscional. Fiquei com uma dúvida. Você menciona que o Almanaque é de 1913, mas tem um poema datado de 1918.

    ResponderExcluir